SAPO Música

Luísa Sobral
Siga-nos também no MEO: MEO Kanal 549002

Novos álbuns de Dj Ride, Minta e Celina da Piedade já são conhecidos

17 de setembro de 2012

Dj Ride mostra-se como músico experimental, Francisca Cortesão evoca uma longa viagem americana e Celina da Piedade desvenda a diversidade contida num acordeão. São três dos sete artistas portugueses que editam álbuns novos esta segunda-feira, 17 de setembro.

Celina da Piedade, que deu corpo e voz a algumas das canções de Rodrigo Leão e gravou com Mayra Andrade e António Chainho, avançou agora com o primeiro álbum, duplo, com assinatura própria.

Para o disco “Em casa”, Celina da Piedade convidou outros músicos a entrarem no universo do acordeão, muito para lá da máscara popular associada a este instrumento.

Entre eles estão Samuel Úria, Kepa Junkera, Carlos Guerreiro e José Manuel David (ambos dos Gaiteiros de Lisboa), que a ajudaram a interpretar originais, em valsas e mazurcas, a partir de recolhas dos Açores ou do Alentejo, e ainda um fado marcha.

O fado também está presente em “Duetos de Lisboa”, o disco que Paulo de Carvalho edita quando completa 50 anos de carreira. O álbum inclui apenas canções interpretadas a dois e com artistas de diferentes ponto do mapa, como Ritinha Lobo, Camané, Ivan Lins e Davide Zaccaria.

Olympia é uma cidade que a cantora e compositora Francisca Cortesão conheceu numa viagem pela costa oeste dos Estados Unidos. Foi também o nome escolhido para o terceiro disco de Minta & The Brook Trout, que lidera.

Francisca Cortesão explicou à agência Lusa que o novo disco ficou marcado, de forma involuntária, por essa viagem, pelas paisagens e ambientes menos previsíveis da América, acompanhada com uma banda sonora, que incluiu Elliot Smith e Laura Veirs.

Em “Olympia”, Francisca Cortesão defende que se nota uma maior coesão e solidez entre todos os músicos – Mariana Ricardo, Manuel Dordio e Nuno Pessoa – na interpretação de temas de pendor pop folk.

Esta semana sairá ainda “Canções” do músico e produtor Armando Teixeira, autor de várias máscaras musicais e que regressa com o alter-ego Balla. No disco participam Quim Albergaria (dos Paus) ou Rita Reis, nova vocalista dos Mesa.

Campeão mundial de “scratch” (técnica de manipulação de um equipamento com prato de gira discos), o português DJ Ride edita o terceiro álbum “Life in loops”, quando é reconhecido, aos 27 anos, como um dos mais respeitados produtores do universo hip-hop português.

À Lusa disse considerar ser um músico experimental, que compõe e explora caminhos da música, do rock ao drum n’bass, e complementa o lado mais mediático de uma atuação ao vivo com o trabalho de estúdio, audível em “Life in loops”.

Em dezembro estará na Polónia para defender o título mundial de campeão de “scratch”, em parceria com o DJ Stereossauro.

Esta segunda-feira, 17 de setembro, é dia também de edição para dois outros grupos distantes na sonoridade que fazem.

Os lisboetas do heavy rock Miss Lava editam “Red Supergiant”, um disco com produção de Matt Hyde, que trabalhou com Slayer ou Porno for Pyros, e que será apresentado no dia 27 de setembtro no Ritz Club, em Lisboa.

Na véspera desse concerto, o Ritz Club receberá os Nu Soul Family liderados por Virgul (ex-Da Weasel), que apresentarão música de inspiração soul para as pistas de dança e registada no disco “Unconditional Love”.

@SAPO com Lusa.

Notícias Relacionadas

Minta & The Brook Trout apresentam «Olympia» na Galeria Zé dos Bois

Francisca Cortesão, a mentora de Minta & The Brook Trout, atuará esta sexta-feira, 4 de janeiro, na ZDB. Francisca Cortesão, a mentora de Minta & The Brook Trout, atuará esta...+

B Fachada regressa aos discos em Dezembro

O novo álbum de B Fachada, “B Fachada é Pra Meninos”, chega às lojas no próximo dia 10 de Dezembro. O novo álbum de B Fachada, “B Fachada é Pra Meninos”, chega às lojas no próximo...+

Novo álbum de Minta & The Brook Trout editado em setembro: ouve aqui o primeiro single

Falcon, o single de avanço de “Olympia”, o novo disco de Minta & The Brook Trout, com edição prevista para setembro, acaba de ser lançado. Falcon, o single de avanço de “Olympia”,...+

Celina, a mulher do acordeão

Depois de anos no fundo do palco, dando aos temas de outros o toque especial do seu acordeão, Celina da Piedade apresenta-se em nome próprio e logo com um disco duplo, “Em Casa”. Depois de...+

Sérgio Godinho apresenta novo álbum em Sintra

O novo álbum de Sérgio Godinho, “Mútuo Consentimento”, vai ser apresentado em Sintra, no próximo dia 16 de setembro. O novo álbum de Sérgio Godinho, “Mútuo Consentimento”, vai ser...+

Sugestões

Comentários

Destaques / MEO Music

Liberdade
Sérgio Godinho
Lu-Pu-I-Pi-Sa-Pa
Luisa Sobral
Era Só Jajão
Varios Artistas
Nostalgia
Annie Lennox
HAERTS
Haerts
Mr Noah
Panda Bear

Na rede