SAPO Música

Moonspell
Siga-nos também no MEO: MEO Kanal 549002

A poesia, as imagens e as mulheres d'A Naifa

01 de março de 2012

Logo pelo título, "não se deitam comigo corações obedientes", percebemos que o quarto disco d'A Naifa parte de palavras cortantes. Tal como nos anteriores, a poesia foi a base de canções que receberam, na fase final, um complemento visual. A uni-las está uma abordagem ao universo feminino, conta metade da banda ao SAPO Música.

"Ficámos com uma bela obra de arte, entre música, ilustrações e poesia", diz-nos Maria Antónia Mendes, ou Mitó, ao apresentar o novo disco d'A Naifa, o primeiro a contar com a segunda formação do projeto. Além da vocalista e do guitarrista Luís Varatojo, que falaram connosco, "não se deitam comigo corações obedientes" foi criado pelos elementos mais recentes: Sandra Baptista, no baixo, e Samuel Palitos, na bateria, que substituem João Aguardela, falecido em 2009, e Vasco Vaz.

As mudanças na formação não foram as únicas de uma banda que "não gosta de se repetir", realça Varatojo. Mitó salienta a aproximação mais forte ao universo feminino, já evidente no disco antecessor, "Uma Inocente Inclinação Para o Mal" (2008), e que surge aqui reforçada tanto nas letras - com textos de Adília Lopes, Ana Paula Inácio, Margarida Vale de Gato, Maria do Rosário Pedreira e Renata Correia Botelho - como nas ilustrações - escolhidas a partir de um desafio que selecionou trabalhos de Bernardette Ermida, Liliana Bernardo, Paulo Ansiães Monteiro e Marta Nunes (cuja ilustração acompanha este artigo):

Ao vivo, esta Naifa, não necessariamente nova mas pelo menos diferente, também promete trazer novidades. A formação atual, que já partilhou palcos na digressão do ano passado, garante que, tal como no disco, a música e a imagem vão conhecer outros cruzamentos no novo ciclo de atuações.

Os concertos de apresentação de "não se deitam comigo corações obedientes" arrancam já esta sexta-feira, na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, e percorrem o país nas próximas semanas. É também a partir desta noite que a edição física do disco pode ser comprada, uma vez que só chega às lojas no final do mês. Em contrapartida, a edição virtual está disponível há alguns dias através de uma aplicação para telemóvel. Afinal, estamos a falar de uma banda que não gosta de se repetir, nem mesmo na distribuição.

@Gonçalo Sá

Notícias Relacionadas

Novo álbum d’A Naifa já está disponível em aplicação para telemóvel

A banda criou uma aplicação para telemóvel através da qual podem ser escutados os 11 temas do novo disco d’A Naifa intitulado «não se deitam comigo...+

Tour de apresentação do disco d'A Naifa percorre teatros do país

Já estão confirmadas algumas datas da Tour que levará a música d’A Naifa aos palcos de vários teatros portugueses, entre março e maio de 2012.

+

A Naifa no Castelo S. Jorge: Esta depressão que nos anima

A Naifa voltou à estrada e passou por Lisboa no sábado. A actuação teve a fadista Celeste Rodrigues como convidada.

+

Sugestões

Comentários

Destaques / MEO Music

Medusa
Capicua
Extinct
Moonspell
Piece By Piece (Deluxe Version)
Kelly Clarkson
Chasing Yesterday (Deluxe Version)
Noel Gallagher's High Flying Birds
What Happens Next
Gang Of Four
Wirewalker
Missincat

Na rede