SAPO Música

Tendinha
Siga-nos também no MEO: MEO Kanal 549002

Fado: Coletânea reúne melodias tradicionais, do fado Acácio ao Zé Negro

26 de dezembro de 2011

A coletânea “Enciclopédia de Fado”, que reúne 23 fados tradicionais, do Acácio ao Zé Negro, passando pelos três nucleares, o Menor, o Corrido e o Mouraria, é editada este mês.

Um mês depois da proclamação do fado a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a editora CNM propõe uma audição de fados a partir das melodias apontadas hoje como tradicionais e sobre as quais se aplicam diferentes letras, de quadras, quintilhas, sextilhas, decassílabos e alexandrinos.

Os intérpretes escolhidos vão desde vozes de referência, como Alfredo Marceneiro, Amália Rodrigues, Lucília do Carmo, Fernando Maurício, Fernanda Maria, Argentina Santos e Carlos Ramos, a fadistas da atualidade como Rodrigo Costa Félix e Joana Amendoeira.

Fernando Maurício, falecido em 2003 e referenciado como “rei do fado”, é o mais representado, interpretando três fados: Dois Tons, Corrido e o Vitória, este através do tema “Igreja de Santo Estêvão”, um dos seus êxitos de referência.

Na coletânea seguem-se com dois fados cada um, Argentina Santos, Ricardo Ribeiro, Gonçalo Salgueiro e Manuel Cardoso de Menezes.

Os três fados nucleares – Mouraria, Menor e Corrido - são defendidos, respetivamente, por Lucília do Carmo, Alfredo Marceneiro e Fernando Maurício.

Paralelamente, a editora discográfica lançou o álbum “Fado Património”, que reúne 15 fadistas, entre eles, os “históricos” Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro e Fernando Maurício, e ainda Celeste Rodrigues, Argentina Santos, Fernanda Peres e Vicente da Câmara.

Da escolha de “Fado Património” faz parte ainda o cantor e ator madeirense Max, de quem foi escolhido o tema “A Rosinha dos Limões”, música do próprio artista com letra de Artur Ribeiro.

@Lusa

Notícias Relacionadas

Editada caixa de discos de Rão Kyao com álbum original de 1996

O álbum original de Rão Kyao “Viva ao Fado”, gravado ao vivo em 1996 no Amália–Clube de Fado, integra uma caixa com quatro álbuns do músico. O álbum original de Rão Kyao “Viva ao...+

Carlos do Carmo celebra 45 anos de carreira com "˜Fado Maestro'

Carlos do Carmo celebra 45 anos de carreira com "˜Fado Maestro', o primeiro best-off da sua carreira!"˜A comparação... Carlos do Carmo celebra 45 anos de carreira com "˜Fado Maestro', o...+

Novo álbum dos Rosa Negra já chegou às lojas

“Fado Mutante”, o novo álbum dos Rosa Negra, já chegou às lojas. Já chegou às lojas o novo álbum de Rosa Negra, “Fado Mutante”. O registo – o primeiro do projeto em cinco anos,...+

Fadista? Só no aconchego do lar, diz Aurea

Aurea cresceu a ouvir fado em casa, destaca um concerto de Ana Moura entre os mais memoráveis e até costuma cantar alguns clássicos do género - mas só no "aconchego do lar", na sua "zona de...+

"Amália Hoje" foi o disco que mais vendeu em 2009

“Amália Hoje” foi o álbum que mais vendeu no ano passado, revelou a Associação Fonográfica Portuguesa... “Amália Hoje” foi o álbum que mais vendeu no ano passado, revelou a...+

Sugestões

Comentários

Hop

Destaques / MEO Music

My Everything (Deluxe)
Ariana Grande
Trance Central 005
Various Artists
Brill Bruisers
The New Pornographers
Alarms in the Heart
Dry The River
Alias
The Magic Numbers
Black Rat
DZ Deathrays

Na rede