SAPO Música

Luísa Sobral
Siga-nos também no MEO: MEO Kanal 549002

Música volta a ouvir-se em Vilar de Mouros em agosto e festival regressa em 2014

15 de julho de 2013

A música vai voltar a ouvir-se em agosto em Vilar de Mouros, palco do primeiro festival português, ao som de bandas de garagem, mas em 2014 o evento original estará de regresso, foi hoje anunciado.

A iniciativa "Música em Vilar de Mouros" está agendada entre 2 e 4 de agosto e prevê a atuação de 16 bandas no palco original do "Woodstok português", algumas ainda de garagem e outras "mais conceituadas" a nível regional, além de DJ todas as noites.

"É uma forma de assinalarmos a memória do festival através desta brincadeira, que não passa disso mesmo", disse hoje à agência Lusa Nuno Baptista, natural de Vilar de Mouros, em Caminha, e organizador do evento.

Todos os dias vão subir ao palco do recinto do festival, idealizado há mais de 40 anos pelo médico local António Barge, no Largo do Casal, algumas bandas de garagem, estando prevista também a presença de dois grupos espanhóis e outros nacionais já com trabalhos editados.

Os concertos decorrem entre as 18:00 e as 03:00 e o bilhete para os três dias custa 15 euros.

"Tanto tempo sem o nosso festival, deixa saudades", confessou ainda o organizador, que conta com o apoio logístico da Junta de Freguesia de Vilar de Mouros e da Câmara Municipal de Caminha.

O primeiro festival de Vilar de Mouros realizou-se em 1971 e contou com a presença de Elton John e Manfred Mann, enquanto que o segundo só aconteceu em 1982, com U2, The Stranglers e Echo & the Bunnymen, entre outros.

Depois de novo interregno - a terceira edição só se realizou em 1996 -, a música fez-se ouvir naquela aldeia, consecutivamente, entre 1999 e 2006.

Entretanto fonte da autarquia de Caminha anunciou hoje que o festival estará de regresso em 2014, através de uma parceria envolvendo a Junta de Freguesia de Caminha, proprietária dos terrenos onde se realiza o evento, junto ao rio Coura, o município e a Associação de Amigos do Autismo (AMA).

O novo modelo do festival de Vilar de Mouros será apresentado esta terça-feira, em conferência de imprensa, a realizar na Câmara de Caminha.

No verão de 2007, a um mês da sua realização, o festival foi cancelado por decisão da Junta de Freguesia e da promotora PortoEventos, após dificuldades de entendimento entre os vários parceiros envolvidos na organização.

Seguiram-se várias tentativas frustradas para retomar a realização do festival de música em Vilar de Mouros. Em agosto de 2011 chegou a realizar-se um festival dedicado à música eletrónica, mas que não teve continuidade, apesar de ter levado ao recinto cerca de 10.000 pessoas.

@Lusa

Notícias Relacionadas

Vilar de Mouros 2014: Anunciado o primeiro nome do cartaz

Já é conhecido o primeiro nome do cartaz do festival Vilar de Mouros, que regressa à freguesia com o mesmo nome entre os dias 30 de julho e 2 de agosto. Já é conhecido o primeiro nome do cartaz...+

Pow Pow Movement em Vilar de Mouros para festival Energie Music

O grupo é a primeira confirmação no cartaz do festival que decorre no recinto do festival Vilar de Mouros em Agosto próximo. Os Pow Pow Movement são a primeira confirmação no cartaz do...+

Festival Vilar de Mouros não acontece em 2010

O Festival Vilar de Mouros – o mais antigo dos festivais de música ao ar livre em Portugal - não vai regressar em... O Festival Vilar de Mouros – o mais antigo dos festivais de música ao ar...+

Música regressa a Vilar de Mouros em Agosto

Vilar de Mouros volta, em 2011, a receber um festival de música chamado Energie Music Outdoor Festival Vilar de Mouros volta, em 2011, a receber um festival de música. De acordo com a "Meios &...+

Novo autarca de Caminha estuda modelo para festival de Vilar de Mouros

Miguel Alves disse à Lusa que o festival de música vai regressar em 2014, mas não garante que seja com o modelo definido pelo executivo social-democrata anterior. O autarca socialista de Caminha,...+

Sugestões

Comentários

Nelson Freitas

Destaques / MEO Music

Na rede