SAPO Música

Tendinha
Siga-nos também no MEO: MEO Kanal 549002

Jazz, blues e conferências no começo de 2014 da Culturgest

16 de dezembro de 2013

Jazz, blues, improviso, conferências, a arte de Ana Jotta, a dança de Clara Andermatt e a obra de Tim Etchells, um Artista na Cidade, fazem o programa da Culturgest para o primeiro trimestre de 2014.

A temporada, agora anunciada, abrirá com uma série de conferências, em janeiro, dedicadas ao compositor alemão Richard Wagner, por Eugénio Harrington Sena, mas até março as propostas passam sobretudo pela música, teatro e artes plásticas.

Na música, destaca-se a realização em fevereiro do Festival Rescaldo, com doze concertos em torno da música portuguesa de vanguarda, com Nuno Rebelo, Peixe, Eduardo Raon ou Tiago Sousa, e que estarão pela primeira vez em diálogo com músicos de outros países.

O regresso da fadista Aldina Duarte (na foto) à Culturgest, o solo do pianista francês Martial Solal, de 86 anos, a atuação da cantora Carmen Souza, lisboeta de origem cabo-verdiana, um novo ciclo "Hootenanny" em torno dos blues, com Big James & The Chicago Palyboys, Budda Power Blues e Eden Brent Band, também acontecerão entre janeiro e março na Culturgest.

A fundação irá associar-se à bienal "Artista na Cidade", acolhendo em março dois espetáculos de teatro do artista britânico Tim Etchells e da companhia Forced Entertainment: "The coming storm" e "And on the thousandth night", com seis horas de duração.

Em janeiro, a coreógrafa Clara Andermatt apresenta "Fica no singelo" e, em fevereiro, o grupo Cão Solteiro e o realizador André Godinho estreiam a performance de teatro "Day for Night", depois da colaboração em "Play, the film".

O plano de exposições prevê, a 15 de fevereiro, a inauguração de três: "A conclusão da precedente", antologia de Ana Jotta, "Marginalia", que reúne obras de Pedro Casqueiro desde os anos 1990, e "A convocação de todos os seres", quatro décadas de pintura e desenho de Luísa Correia Pereira, falecida em 2009.

O programa de conferências inclui "O neoliberalismo não é um slogan", por João Rodrigues, e "Economia: uma ciência que transforma o mundo?", por José Castro Caldas.

@Lusa

Notícias Relacionadas

Blues de Corey Harris invade Culturgest em Janeiro

O músico de blues e reggae Corey Harris sobe ao palco da Culturgest, em Lisboa, a 30 de Janeiro de 2010.Um dia... O músico de blues e reggae Corey Harris sobe ao palco da Culturgest, em Lisboa, a...+

A história de um amor proibido na ópera "Páris e Helena" no palco do São Luiz

O espetáculo conta a história de sedução e de amor entre Páris e Helena, duas personagens da mitologia grega que se apaixonam e fogem para Troia por ela ser casada. Este amor, mencionado pelo...+

Versão «melhorada e aumentada» de «Beatles em Portugal» nas bancas esta semana

Dez anos decorridos sobre a primeira edição do livro “Beatles em Portugal”, uma segunda edição “melhorada e aumentada”, também da autoria do jornalista Luís Pinheiro de Almeida e...+

Yardbirds e Magic Slim vão actuar em Gaia no mês de Julho

A banda britânica Yardbirds vai actuar no festival Douro Blues, a decorrer nos dias 2 e 3 de Julho, em Vila Nova de... A banda britânica Yardbirds vai actuar no festival Douro Blues, a decorrer...+

Estreia do Quinteto Lisboa inaugura nova temporada da Culturgest

A estreia do Quinteto Lisboa, projeto musical que resultou da cumplicidade entre João Monge e João Gil, vai marcar, esta sexta-feira, 7 de setembro, à noite, a abertura da nova temporada de...+

Sugestões

Comentários

Hop

Destaques / MEO Music

My Everything (Deluxe)
Ariana Grande
Trance Central 005
Various Artists
Brill Bruisers
The New Pornographers
Alarms in the Heart
Dry The River
Alias
The Magic Numbers
Black Rat
DZ Deathrays

Na rede